sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
DIVANDO NA PORTELA
Se Madureira é a capital do samba, a Portela é reduto de bambas. Além das lindas passistas coordenadas por Nilce Fran, a Portela mostra seu potencial de samba no pé com a ALA DAS DIVAS, constituída por 70 mulheres portelenses e muito glamorosas. O nome não é oficial, mas foi legitimado pelas componentes e pela coordenação da ala a cargo de Cris Esteves, chamada também de “Diva Mor”. A ala é exclusivamente feminina, e as principais características são a alegria, animação, samba no pé e claro, muito glamour.
A ala surgiu a partir da extinção de uma outra – a NÓS PODEMOS – formada por deficientes fisicos e intelectuais, que eram conduzidos em cadeiras de rodas pelas atuais Divas. A diretoria decidiu a partir de 2014 adotar postura mais inclusiva, distribuindo esses componentes pelas diferentes alas da escola, que passaram a ser conduzidos pelos próprios familiares ou por si mesmo. A escola então reuniu as antigas condutoras numa nova ala que atrai a atenção de todos pela simpatia e samba no pé que exibem nos ensaios técnicos e no desfile.
Com a reorganização da ala, algumas componentes saíram e outras chegaram, mas o espírito do grupo é o mesmo: tem que ser DIVA! São comumente confundidas com as passistas, o que é motivo de orgulho.
A criação de alas como a das DIVAS é extremamente benéfico para a manutenção do samba no pé da escola, que existe além da ala de passistas. Recentemente o Iphan verificou a carência de expressões genuínas do samba nos desfiles das escolas de samba. Num encontro no Centro Cultural Cartola realizado em outubro deste ano, a pesquisadora Nilcemar Nogueira apontou o excesso de alas coreografadas nos desfiles atuais como algo que pode levar a extinção, ao longo do tempo, do samba no pé nos desfiles das escolas de samba.
A Mangueira, outra escola de grande tradição no samba, criou a ala SENTE O SAMBA, uma ala que, a despeito de não ser ala de passistas, exige de seus componentes o domínio da dança do samba e reuniu feras do ofício.
Talvez a Ala das Divas seja uma das alas mais procuradas na Portela. Quem ta fora quer entrar, mas quem ta dentro não quer sair. A presença aos ensaios é bastante cobrada, mas a dedicação é recompensada com prestígio e fantasias dignas de DIVAS.
Parabéns Portela, Parabéns Cris Esteves e Parabéns às Divas, lembrando que eu também sou uma delas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário