domingo, 7 de fevereiro de 2010

A ENXURRADA DAS PREVENTIVAS

É inacreditável a quantidade de jovens presos "preventivamente" nas delegacias do Estado do Rio de Janeiro, principalmente na Baixada Fluminense. Escreveu nào leu: preventiva. A maioria deles é realmente muito jovem, em torno de 18 anos. Parece que a Polícia enlouqueceu e os Juízes, mais ainda.
Mas o que mais incomoda é a acepção de classe social. As prisões são para os pobres. É indiscutível, é vergonhosamente indiscutível. Apaixonada por Direito Penal, quando na pós graduaçao estudei aqueles princípios penais constitucionais, acreditei em todos eles, achei que o processo penal era realmente maravilhoso. Ilusão. Na verdade "real" os Juízes querem que a ampla defesa, o contraditório, a presunçao da inocência, vão todos prá ...!!!
Proferem suas sentenças como máquinas, copiando e colando argumentos sem o menor respeito com a individualizaçao da pena, com a condição social do acusado, com a gravidade do delito, etc. Há coisas que já sabemos porque alguem já pesquisou e apresenta dados estatísticos, mas é diferente quando a gente vive e vê de pertinho aquela verdade que os números e as pesquisas já apontaram. Quando estagiava na Defensoria Pública me chamava à atençao o fato de a maioria dos acusados mal saberem assinar seus nomes. Depois de um tempo, ao pegar um processo já ia direto olhar a assinatura do infeliz. E era sempre a mesma coisa.
Será coincidência que grande parte de uma geraçao, de um determinado grupo social resolveu cometer crime???
Não, não é coincidência. E a explicaçao é simples e nogenta: a política corrupta e inescrupulosa do nosso país.
Acreditar em quem? Em Deus, que segundo a Bíblia é AMOR e JUSTIÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário